Olá,
Seja bem vindo.

 








Projetos

Desde o começo de 2017 três projetos tem sido desenvolvidos: a pesquisa em estética da interação, o Instituto de Educação para Inovação , e a iniciativa de documentação de informações educacionais com o uso de reconhecimento de padrões, mapeamento de informação e outros recursos computacionais.

Pesquisa em estética da interação
 

A pesquisa em estética da interação investiga a relação simbólica-afetiva entre as pessoas e os artefatos computacionais, mapeando de que forma esses artefatos são capazes de exercer um efeito de fascínio sobre elas, enquanto busca compreender os valores estéticos que regem as mídias computacionais. O objetivo da pesquisa é prover subsídios conceituais, modelos mentais, e um painel de referências estruturado que possa auxiliar o trabalho criativo no projeto de design deste tipo de artefato.

Durante o biênio 2017-2019 esta pesquisa dará uma atenção especial no estudo de artefatos digitais-narrativos, isto é, a forma como livros, revistas, notícias, e outras formas narrativas são transformados em objetos computacionais, e em especial, aquelas que incorporam uma diversidade midiática nesta transposição.
+ informações sobre a pesquisa

Instituto de Educação para Inovação
 

Projetão é uma metodologia de inovação desenvolvida originalmente no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE), pelos professores Geber Ramalho, Cristiano Araújo, André Neves e Luciano Meira.

O programa de inovação envolve ações que vão da realização de aulas e disciplinas voltadas à inovação até a conexão dos empreendimentos nascentes com o ecossistema de inovação, através da rede de suporte da qual esta metodologia também é fruto.
+ informações sobre o programa

DEIE (Documentação do Emaranhado de Informações Educacionais)
 

Este projeto, que se iniciou como uma ferramenta desenvolvida para mapear recursos e elementos utilizados em pesquisa, e se desenvolveu através de reconhecimento de padrões para auxílio em atividades de avaliação, hoje se distribui em um conjunto variado de processos que tentam documentar e conectar os registros como problemas encontrados em sala de aula, dados de estágios e estagiários, avaliações e critérios de avaliação, notas, e muitas outras informações anotadas, em documentos úteis e interligados, capazes de contribuir para o que se pratica dentro de uma sala de aula.
+ informações sobre o DEIE

Copyright © 2014, Guilherme Ranoya
 
 
 
 
   
PESQUISA
INOVAÇÃO
DEIE