Olá,
Seja bem vindo.

 

Projetos

Desde o começo de 2017 três projetos tem sido desenvolvidos: a pesquisa em estética da interação, um sistema de gerenciamento de recrusos e objetos online e o reconhecimento de padrões no auxílio de processos de avaliação.

Pesquisa em experiência e estética da interação
 

A pesquisa em Experiência e Estética da Interação investiga a relação simbólica-afetiva entre as pessoas e os artefatos computacionais, mapeando de que forma esses artefatos são capazes de exercer um efeito de fascínio sobre elas, enquanto busca compreender os valores estéticos que regem as mídias computacionais. O objetivo da pesquisa é prover subsídios conceituais, modelos mentais, e um painel de referências estruturado que possa auxiliar o trabalho criativo no projeto de design deste tipo de artefato.

Durante o biênio 2017-2019 esta pesquisa dará uma atenção especial no estudo de artefatos digitais-narrativos, isto é, a forma como livros, revistas, notícias, e outras formas narrativas são transformados em objetos computacionais, e em especial, aquelas que incorporam uma diversidade midiática nesta transposição.
+ informações sobre a pesquisa

AMS (Assets management system)
 

Desde que os primeiros passos no mapeamento dos artefatos digitais começou a ser realizado durante a pesquisa realizada no Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos (LPAI/SENAC-SP), identificou-se a necessidade de um sistema em que fosse possível catalogar, organizar e cruzar referências sendo mapeadas. Uniu-se a esta demanda a necessidade de organização de referências bibliográficas, projetos e outros recursos utilizados na apresentação dos resultados do trabalho em desenvovlimento.

O AMS foi criado para auxiliar nestas tarefas, mas está sendo desenvolvido para que possa operar de maneira genérica, catalogando e organizando quaisquer tipos recursos a partir de uma planilha online, com toda a flexibilidade que este tipo de instrumento pode proporcionar (tais como arrastar linhas ou colunas para melhor vizualização dos registros, re-organizar os registros por ordem alfabética, inclusão de fórmulas nos campos, filtrar registros, etc).

A ferramenta ainda não se encontra madura o suficiente para que esteja disponível publicamente, mas será disponibiliada em um repositório assim que puder ser implementada e adotada por qualquer pessoa interessada no projeto.
Repositorio no Github

EIE (Emaranhado de Informações Educacionais)
 

Este projeto, que se iniciou como uma ferramenta de reconhecimento de padrões para auxílio em atividades de avaliação, hoje se distribui em um conjunto variado de processos que tentam transformar registros como problemas encontrados em sala de aula, dados de estágios e estagiários, avaliações e critérios de avaliação, notas, e muitas outras informações registradas, em documentos úteis e interligados, capazes de contribuir para o que se pratica dentro de uma sala de aula.

Copyright © 2014, Guilherme Ranoya
 
 
 
 
 
 
 
PESQUISA
AMS
AVALIAÇÃO