Professor Adjunto do Departamento de Design (dDesign) do Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), líder do grupo de pesquisa integrada em design e computação (D+C), colaborador do grupo de pesquisa em design da informação no programa de pós-graduação em design da UFPE (PPGDesign), colaborador do grupo de pesquisa e inovação em arte, tecnologia e criatividade do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (MusTIC/CIn/UFPE), e colaborador do grupo de pesquisa interdisciplinar em educação para inovação do CIn.
Desenvolve pesquisa sobre a formação de designers para atuação com visualização, e sobre as relações de experiência e sentido na configuração da interação, junto ao Laboratório de Visualização e Sentidos (VISSE).
Atua com um projeto de ensino para graduação destinado a desenvolver habilidades e competências de design conjugadas à ciência de dados e programação, tornando o processo e o pensamento computacional uma ferramenta de design.
Trabalhou de 2010 à 2017 como professor e pesquisador no Centro Universitário Senac de São Paulo, investigando os princípios estéticos e autonomia na linguagem das mídias computacionais; coordenou neste período as pesquisas sobre Wearable Computing, Estética da Interação e Generative Art no Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos (LPAI) pelo grupo de Pesquisa em Tecnologias Aplicadas.
Atuação na formação de pessoas e como liderança e representação.
Portfolio (Design) | Produção CompletaPoéticas Visuais | Produção Artística | Produção Musical
Guilherme Ranoya é doutor em Meios e Processos Audiovisuais, mestre em Ciências da Comunicação e especialista em Gestão Estratégica da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), e bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie.
Participou até 2013 do Grupo de Estudos sobre Práticas de Recepção a Produtos Mediáticos, liderado pelo Professor Dr. Mauro Wilton de Sousa, com quem teve a oportunidade de lecionar por 2 anos a disciplina de Teoria das Mídias do curso de Audiovisual da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Foi professor do curso de Pós-Graduação em Gestão Integrada da Comunicação Digital da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) até 2017. Também lecionou nos programas de pós-graduação latu senso do Centro Universitário Senac, Centro Universitário Belas Artes, e das Faculdades Metropolitanas de Campinas.
Dirigiu o trabalho criativo e o desenvolvimento de projetos relacionados a tecnologias criativas na Tortuga Studios e na L3A Interativa entre 2001 e 2017.
Índices
orientandos de pós-graduação strictu senso com trabalhos em andamento.
orientandos de graduação com trabalhos em andamento.
ex-orientandos de pós-graduação lato sensu (especialização).
ex-orientandos e bolsistas de iniciação científica, tecnológica ou de inovação (PIBIC/PIBITI).
ex-alunos da extensão em inovação.
alunos encaminhados programas de aceleração/incubação/internacionalização.
residências de educação em inovação supervisionadas.
Palavras-Chave
Visualização de Dados, Visualização de Informação, Arte Generativa, Código Criativo, Mídia Computacional, Emoção, Linguagem, Experiência, Interação.
Atividades planejadas Centro de Artes e Comunicação / UFPE
citações acadêmicas referências aos trabalhos e projetos menções na mídia
Olá, eu sou SAM, inteligência artificial assistente do prof. Guilherme Ranoya. Estou em processo de ser incorporado ao site do professor. Isso deve acontecer em breve, imagino.