Estética da Interação

 








Estética da interação

Trabalho de pesquisa realizado no departamento de design (dDesign) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como parte integrante do programa de pós-graduação em design (PPGDesign) desta mesma instituição, e atividade simultânea do grupo de pesquisa em design da informação, do grupo de pesquisa integrada em design e computação, e do grupo de trabalho de integração mercado-academia do consórcio PRAIA (Pesquisa Realmente Aplicada em Inteligênia Artificial), que oferece financiamento privado à estudantes de pós-graudação interessados em pesquisar problemas reais das empresas, que possam ser resolvidos com IA.
A pesquisa em estética da interação investiga a relação simbólica-afetiva entre as pessoas e os artefatos computacionais, mapeando de que forma eles produzem sentido e são capazes de exercer um efeito de fascínio sobre elas. A pesquisa se concentra em entender os mecanismos atuantes em artefatos que fascinam, visciam, seduzem, emocionam, provocam prazer, incitam criatividade ou produzem imersão, dentre outros efeitos relacionados com a emoção. Através dos estudos propostos, busca-se compreender os valores estéticos que regem as mídias computacionais. Este esforço tem como objetivo prover subsídios conceituais, fundamentos teóricos, esquematizações e modelos, e um painel de referências estruturado que possam auxiliar o trabalho criativo no projeto de design deste tipo de artefato.
Este projeto teve início com as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos (LPAI) do Centro Universitário Senac São Paulo, como parte das atividades do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Aplicadas, liderado na época pelo Prof. Dr. Romero Tori. Iniciamente, em 2013, o trabalho concentrou-se sobre as questões de Wearable Computing (Computação Vestível) e, já no biênio 2014-2016 incorporou a Computação Física em conjunto com novas formas materiais da mídia computacional. No período 2016-2018, em um trabalho de colaboração até 2017 com outras pesquisas sendo também desenvolvidas no laboratório, a investigação migrou para computação criativa, saindo de um mapeamento de aspectos formais destas experiências para questionamentos cerca dos laços simbólicos e afetivos que estabelecemos com elas.
Apresentação do trabalho de pesquisa no Meetup no IXDA Natal em 2020.

Documentos dos projetos de pesquisa
Pesquisa em desenvolvimento junto ao grupo de design da informação
(Biênio )
Pesquisa em desenvolvimento junto ao grupo de design e computação
(Biênio )

Atividades planejadas

Disciplina de design orientado à experiência
Parte do processo de pesquisa e aprofundamento sobre as questões da experiência são realizados na disciplina de design orientado à experiência oferecida no Porgrama de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (PPGDesign/UFPE). Grande parte dos questionamentos, das questões, dos temas, e dos objetos investigados, são resultados das discussões e debates realizados nela. Durante a realização da disciplna em 2019, ficou evidente a necessidade de um programa de estudos abordando as diferentes faces e aspectos imbricados na experiência, e desta forma, a pesquisa, em conjunto com a disciplina baseada nela, se dedicarão à temáticas em um período anual.

A próxima oferta da disciplina, em 2020.2-2021.1, abordará a questão da construção do sentido na sua relação com a experiência.



Alumni


Bolsistas de iniciação científica

Prêmios
Em 2016, o trabalho de pesquisa “Bateria vestível para a recarga de eletrônicos” do aluno Felipe Bevevino Greco foi premiado com menção honrosa no 11º CICTA – Congresso de Iniciação Científica Tecnológica e Artística.
Ao Prof. Dr. Guilherme Ranoya foi concedido o Mérito Acadêmico por notável desempenho na orientação do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.


Encontros temáticos do grupo de pesquisa
Segundas
19:00h
serviços & inovação
Terças
19:00h
expressão & poéticas digitais
Quartas
19:00h
Quintas
19:00h
artefatos narrativos
Sextas
19:00h

Orientações


orientandos de pós-graduação
orientandos de graduação


Produtos da pesquisa


orientações de monografias de especialização


orientações de trabalhos de conclusão de bacharelado


artigos publicados


artigos extendidos


ORCID iD iconorcid.org/0000-0001-8164-8754 Google Scholar
Bibliografia extendida de pesquisa
 


Olá, eu sou SAM, inteligência artificial assistente do prof. Guilherme Ranoya. Estou em processo de ser incorporado ao site do professor. Isso deve acontecer em breve, imagino.
Copyright © 2014, Guilherme Ranoya
 
 
 
 
 
   
PESQUISA
DOCUMENTOS
ATIVIDADES
DISCIPLINA
ALUMNI
PRÊMIOS
ORIENTAÇÃO
ORIENTANDOS
PRODUTOS
ARTIGOS
BIBLIOGRAFIA