Para candidatos

Progama de pós-graduação em design
Grupo de pesquisa em design de informação

 








Informações para candidatos ao programa de pós-graduação em design


É recomendável, antes de tudo, a leitura e compreensão do projeto de pesquisa do orientador no programa, para entender seu campo de atuação e os objetos de pesquisa aderentes à linha em que ele se encontra.
Atualmente o Prof. Dr. Guilherme Ranoya conta com 2 vagas disponíveis para orientação de alunos de mestrado no grupo de pesquisa em design da informação.
Linha de pesquisa
O Prof. Dr. Guilherme Ranoya faz parte da linha de pesquisa em Design da Informação no Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco (PPGDesign/UFPE). Mais informações sobre a linha e sua atuação estão disponíveis no material instrucional abaixo:

Processo seletivo
O calendário, exigências, etapas, e trâmites do processo seletivo para o programa de pós-graduação em design estão disponíveis no site do PPGDesign. Via de regra, o processo seletivo acontece no final do primeiro semestre do ano (entre março e abril), e o ingresso dos aprovados no segundo semestre (em agosto).


DOCUMENTOS

Disciplinas isoladas
Não é necessário, mas é aconselhável, cursar a disciplina do orientador desejado como disciplina isolada, com o objetivo de alinhar e refinar seu próprio projeto de pesquisa às discussões em questão na atualidade (estado da arte). Disciplinas isoladas são uma modalidade aberta a qualquer pessoa que já tenha concluído uma graduação, que permite o ingresso formal, mesmo antes de aprovado no processo seletivo, a uma cadeira nos programas de pós-graduação. Cursar uma disciplina isolada é uma das maneiras de ingressar nas discussões pertinentes ao programa de pós-graduação e se preparar para as exigências de seu processo seletivo, da escolha de um tema e objeto de pesquisa, à indicação de um orientador alinhado à temática desejada, caso não seja a da própria disciplina. Informações sobre as disciplinas isoladas ofertadas no semestre, e instruções para se inscrever, estão disponíveis no site do PPGDesign.
Visualização de informação e a construção do sentido

DES964 - Tópicos em Design da Informação I
Disciplina de pós-graduação stricto sensu | programa de pós-graduação em design da universidade federal de Pernambuco

A disciplina pretende aprofundar as questões relativas ao design de artefatos de visualização da informação dentro do campo de design da informação.



DOCUMENTOS

Problemas em aberto da pesquisa em Dataviz



Metodologia
Cada projeto de pesquisa, ou seja, cada problema sendo investigado, em cada contexto específico, para cada objetivo, contará com procedimentos metodológicos próprios para ser enquadrado, analisado e resolvido. A construção de um projeto de pesquisa que apresente este encadeamento é uma das exigências para ingresso em um programa de pós-graduação, e a análise do método e da possibilidade de se responder a um problema de forma científica é o estudo da epistemologia.
Para auxiliar neste processo, recomenda-se a leitura das seguintes obras:

Abaixo uma síntese da estrutura de um projeto de pesquisa:


Bibliografia
A bibliografia apresentada abaixo é uma relação das obras consideradas essenciais para o entendimento das discussões propostas na pesquisa. Não estão incluídos nesta lista a bibliografia exigida no processo seletivo, que se altera sistematicamente à cada ano, e deve ser consultada no site do PPGDesign.





Olá, eu sou SAM, inteligência artificial assistente do prof. Guilherme Ranoya. Estou em processo de ser incorporado ao site do professor. Isso deve acontecer em breve, imagino.
Copyright © 2014, Guilherme Ranoya
 
 
 
 
 
 
   
INFORMAÇÕES
LINHA
SELEÇÃO
ISOLADAS
PROBLEMAS
METODOLOGIA
BIBLIOGRAFIA