Garagem

 








Garagem

Garagem é o laboratório de desenvolvimento de artefatos, ferramentas e soluções. É onde fazemos experimentos, e de onde surgem as idéias criativas e inovadoras para auxiliar na documentação das informações, atividades de ensino, e dar suporte às práticas desenvolvidas no projeto Futuro do Design.
Este projeto teve início em 2015, com a construção de uma ferramenta para catalogar recursos chamada AMS, que se transformou gradativamente em um sistema bem mais complexo, passando a uma ferramenta de reconhecimento de padrões para auxílio em atividades de avaliação, e posteriormente, como DEIE (Documentação do Emaranhado de Informações Educacionais), a um conjunto variado de processos e ferramentas que tentavam transformar diversos registros coletados em documentos úteis e interligados, capazes de contribuir para o que se pratica dentro de uma sala de aula.
Iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação (PIBITI)
Modelo de projeto de iniciação tecnológica e inovação em design conversacional para submissão em edital PIBITI
Alunos de iniciação tecnológica ou de inovação


Atividades planejadas



Soluções em produção

Uma relação organizada dos produtos e soluções (e seus respectivos repositórios) sendo desenvolvidos autalmente para integrar as práticas e atividades de ensino, pesquisa e extensão:
DataT
Biblioteca de ferramentas desenvolvidas para manipulação de dados em arrays e objetos para produção de visualizações.

Bilbioteca e documentação no Observable
Repositório do DataT no Github
Repositório na núvem (para referência direta)

Timeliner
Componente de visualizações de linhas do tempo horiontais.

Componente e documentação no Observable
Repositório na núvem (para referência direta)

Markdown
Ferramentas para auxiliar com a transposição de Markdown para HTML.

Repositório do Markdown CSS no Github
CSS para Markdown

Screen Console
Ferramenta que gera, dentro de um documento HTML, o console do navegador, para que seja possível acompanhar as informações enviadas ou os erros gerados em programação para Web. Criada para facilitar a programação utilizando ambientes de Livecode ou Preview.

Repositório do Screen Console no Github
Screen Console (para referência direta)

Visualizações para o dDesign

Sistemas e ferramentas que permitem a visualização interativa das grades de aula do Curso de Design da Universidade Federal de Pernambuco e o acesso às ementas das disciplinas, para orientar estudantes no processo de matrícula, inteiramente dependente do cruzamento entre as diversas particularidades dos componentes curriculares (eixto, área, nível e assunto). As visualizações de análise permitem entender e planejar a composição destas grades.


Assistente conversacional (HAL/SAM)
Chatbot capaz de tomar decisões e esboçar reações à partir da interpretação sobre padrões em texto. A ferramenta não é capaz de aprender, mas pode responder à solicitações dos usuários independente das diferentes formas como estes usuários se expressam textualmente, e com alguma modulação sobre suas próprias respostas e reações.
Protótipo Reações gráficas
Feliz Atento Bravo Criativo

GitHub Repositório do projeto original do assistente conversacional
Código PHP Código base para construção de um servidor de respostas para o DialogFlow (Google)




Projetos estáveis, em uso
Os projetos relacionados abaixo se encontram em um período estável, sem grandes mudanças, atendendo ao seu propósito original. Em termos, são projetos considerados concluídos.
Livecode: multiProcessing, multiP5, multiWeb
Evolução da ferramenta de Playground, foram criadas para auxiliar na documentação de código (Processing, P5, HTML, CSS e Javascript) em documentos HTML através de livecode. Elas permitem que vários editores e vários códigos sejam executados ou modificados em uma página, em tempo real, criando editores e visualização de seus resultados de forma automática.

Repositório do multiProcessing no Github
Instruções e exemplos de implementação
As ferramentas podem ser referenciadas diretamente da núvem

Repositório do AutoAce no Github
Instruções e exemplos de implementação
As ferramentas podem ser referenciadas diretamente da núvem


ScrollyTelling
Biblioteca de ferramentas desenvolvidas para facilitar a construção de documentos (web) com narrativas estruturadas, criadas originalmente para possibilitar a construção narrativa à partir do scroll. Atualmente oferece um conjunto amplo de recursos para a construção narrativa na web, sobretudo direcionados ao problema da construção de aulas e materiais didáticos online.

Repositório do ScrollyTelling no Github
As ferramentas podem ser referenciadas diretamente da núvem


Visualizações: Mapeamento de Point & Click Aventures

Sistema de visualização do mapeamento dos artefatos narrativos digitais em forma de jogos (point & click adventures) realizado para o conteúdo da disciplina de Editorial, HQ e artefatos narrativos digitais.

Editorial "As raízes narrativas da mídia computacional"
Ferramenta de visualização interativa do mapeamento
Sumário dos artefatos mapeados
Mapeamento dos artefatos
Capítulo de livro discutindo o projeto de design de informação da visualização
Capítulo de livro discutindo a visualização paramétrica da informação
Texto com livecode discutindo a tecnologia envolida na vizualização dos dados do mapeamento

Pinboard
Sistema para construção de painéis e boards de imagens e vídeos. Originalmente, o Pinboard utilizava o sistema AMS como alimentação de dados para os painéis; atualmente, a nova versão se apoia na biblioteca DataT.

Bookmarker
Sistema criado para compilar listas de referência organizadas sobre um tema específico. Originalmente, o Bookmarker utilizava o sistema AMS como alimentação de dados para os painéis; atualmente, a nova versão se apoia na biblioteca DataT.

Soluções antigas em processo de substituição
Os projetos relacionados abaixo permanecem em uso e operação, mas foram construídos a partir de paradigmas e tecnologias em desuso, sendo progressivamente substituídos por novas soluções, mais adequadas ou eficientes. Em termos técnicos, se encontram no final do seu ciclo de vida.
Playgrounds
Ambiente de livecode online para as linguagem de programação Processing, P5, HTML, CSS, Javascript e Markdown, criado para facilitar aulas de programação das disciplinas técnicas oferecidas na graduação em design da Universidade Federal de Pernambuco.

Repositório do Playground no Github
Playground de Processing
Playground de P5
Playground de HTML, CSS e Javascript
Playground de Markdown

ReferenceDocs
Sistema (obsoleto, atualmente substituído pelo projeto Sumarion) para documentação de instruções e construção de manuais de programação.
Repositório do ReferenceDocs (obsoleto) no Github
Mantido por questões de memória

Guia geral de códigos criativos
Guia de programação em Processing
Lista de instruções em Processing
Guia de programação em HTML
Guia de programação em CSS
Lista de instruções web


AMS (Assets management system)
Desde que os primeiros passos no mapeamento dos artefatos digitais começou a ser realizado durante a pesquisa realizada no Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos (LPAI/SENAC-SP), identificou-se a necessidade de um sistema em que fosse possível catalogar, organizar e cruzar referências sendo mapeadas. Uniu-se a esta demanda a necessidade de organização de referências bibliográficas, projetos e outros recursos utilizados na apresentação dos resultados do trabalho em desenvovlimento.
O AMS foi criado para auxiliar nestas tarefas, de forma que pudesse se adaptar facilmente para diferentes demandas, e que pudesse ser manipulado de maneira simples sem a necessidade de treinamento. A estratégia adotada foi a utilização de planilhas on-line como interface para a manipulação de dados, e a transferência sistemática destes dados para um sistema centralizado que pudesse distribuir a informação para diversas aplicações diferentes.
Artefatos de design mapeados na ferramenta: .
Referências na web mapeadas na ferramenta: .
Referências bibliográficas mapeadas na ferramenta: .
Artefatos de Point & Click Adventures mapeados na ferramenta: .
Ativiades de alunos mapeadas na ferramenta: .
Obras no portfolio mapeadas na ferramenta: .

Documentos de visualização gerados com o AMS operando como infra-estrutura:


Materiais instrucionais didático-interativos
Diagramas interativos, apresentações, produtos multimidiáticos e narrativas digitais utilizados como parte dos projetos de ensino.




Programação literária

Ferramentas desenvolvidas através de plataforma de programação literária (Observable), ambiente de desenvolvimento de código com intuito de prover maior literacia da programação mesclando o próprio código computacional com vídeos, referências, explicações textuais, exemplos e testes, mantendo todo o código aberto para ser conhecido ou utilizado também por terceiros.


Documentação de ferramentas projetuais
Construção de um catálogo das ferramentas e instrumentos projetuais desenvolvido junto ao Instituto de Educação para Inovação que oriente a atuação de alunos de projeto e estudantes vinculados ao projeto de extensão em inovação.
+

Website de Projetão


Website Website da metodologia de projeto de inovação Projetão




Olá, eu sou SAM, inteligência artificial assistente do prof. Guilherme Ranoya. Estou em processo de ser incorporado ao site do professor. Isso deve acontecer em breve, imagino.
Copyright © 2014, Guilherme Ranoya
 
 
 
 
 
 
   
GARAGEM
PIBITI
ATIVIDADES
DESENVOLVIMENTO
EM APLICAÇÃO
EM DESUSO
MATERIAIS