Olá,
Seja bem vindo.

 








Se você busca orientação em mestrado ou doutorado no Programa de Pós-Graduação em Design da UFPE, acesse este documento:
Informações para candidatos da pós-graduação no PPGDesign

Cursos oferecidos continuamente

Duas disciplinas (abaixo) estão sendo oferecidas atualmente na Universidade Federal de Pernambuco, e seis outras já foram oferecidas anteriormente. As disciplinas são divididas em três categorias diferentes: disciplinas de ciência do design, disciplinas de projeto e disciplinas técnicas.

Próximas aulas



Visualização de informação e a construção do sentido
Disciplina de ciência | programa de pós-graduação stricto sensu em design da universidade federal de Pernambuco (PPGDesign)

Disciplina do programa de pós-graduação em design ministrada em colaboração com os professores Ricardo Cunha Lima, Rodrigo Medeiros, Rafael de Castro Andrade, Eva Rolim Miranda e Solange Coutinho, articulada com uma cooperação entre a UFPE, a UFAL e o IFPB, que busca aprofundar os estudos sobre os artefatos de visualização de dados e/ou informação. A proposta deste componente é desenvolver a pesquisa e produção em design da informação quanto a estes artefatos, partindo de uma perspectiva/abordagem regional.
Disciplina sendo realizada neste semestre, e prevista para 2023.1
Em desenvolvimento


Introdução aos materiais da mídia computacional
Design e tecnologia X
Disciplina técnica | graduação em design da universidade federal de Pernambuco

A proposta deste componente curricular é preparar o aluno para as atividades, as práticas e o raciocínio envolvidos no design de informação sobre as mídias computacionais, na forma de documentos web e sua linguagem de marcação. Apesar de comum, este tipo de projeto é complexo e envolve questões técnicas, tecnológicas e produtivas, além dos próprios desafios presentes na construção de uma expressão gráfica-visual que proporcione identidade, identificação, comunicação e sentido.
Disciplina ofertada semestralmente.

Em desenvolvimento


Ciência de dados [na prática] para quem não é cientista de dados
Curso de extensão

Curso de extensão de 16h oferecido através do Laboratório de Visualização e Sentidos com o intuito de preparar pesquisadores, estudantes universitários, gestores públicos, e profissionais diversos, para trabalharem com dados em suas práticas e exercício profissional.
Próximas turmas
Novembro de 2022

Registros audiovisuais das aulas realizadas online



Disciplinas oferecidas anteriormente





Ciência do design
Disciplinas do programa de pós-graduação em design (PPGDesign) que produzem conhecimento sobre aspectos específicos do design.
Pesquisa + Ensino + Extensão
Estas disciplinas dialogam diretamente com a pesquisa em Estética da Interação, que provém forma e conteúdo para as disciplinas da graduação.


Design orientado à experiência e construção do sentido
DES964 - Tópicos em Design da Informação I
Disciplina de pós-graduação stricto sensu | programa de pós-graduação em design da universidade federal de Pernambuco

A presente disciplina do programa de pós-graduação em design busca aprofundar estudos sobre questões presentes naquilo que tem sido tratado na atualidade como "experiência de uso". Esta formulação intangível que chamamos por "experiência" está associada aos sentimentos e emoções desenvolvidos em nossa relação (subjetiva) com os artefatos. A proposta deste componente é desenvolver a fundamentação teórico-prática sobre as questões da experiência, com o objetivo de reverter (ou minimizar) o caráter incidental da valência positiva no projeto de design.

Em desenvolvimento



Disciplinas de projeto
Disciplinas do programa graduação que trabalham com a prática projetual, desde aspectos de concepção, ao desenvolvimento e solução de projetos em frentes diversas do design.
Pesquisa + Ensino + Extensão
Estas disciplinas são baseadas nas experimentações e atividades desenvolvidas na pesquisa em experiência desenvolvida pelo grupo de pesquisa em design de informação, e nas pesquisas realizadas no Instituto de Educação para Inovação, que contam com o projeto de extensão em inovação como substrato de aplicação do método projetual ensinado. As atividades desenvolvidas em aula, e aplicadas na extensão, retornam para a pesquisa para serem discutidas e refinadas, polindo sistematicamente o modelo/método de inovação.


Projetão (Projeto de artefatos digitais)
DD005 - Design e sociedade A
Disciplina de nível intermediário | graduações em design, psicologia, ciência da computação, engenharia da computação, engenharia biomédica e engenharia química da universidade federal de Pernambuco

Disciplina oferecida em colaboração com os professores Geber Ramalho, Cristiano Araújo, André Neves, Leonardo Castillo, Luciano Meira, Alana Elza Fontes da Gama, João Bosco Paraíso da Silva e Fernando Sales, é uma iniciativa interdepartamental multidisciplinar que visa preparar estudantes para o trabalho de inovação no mercado digital com a criação de novos negócios amparados por artefatos digitais.
A disciplina permanece sendo ofertada semestrealmente.


Design de interfaces digitais
Disciplina de nível intermediário | graduações em design, psicologia, ciência da computação, engenharia da computação, engenharia biomédica e engenharia química da universidade federal de Pernambuco

Disicplina coligada à Projeto de artefatos digitais, este componente curricular trabalha com os princípios e o processo de configuração das interfaces dos artefatos digitais, e se desevnolve de forma paralela ao projeto sendo produzido em sua "disciplima irmã", aproveitando o mesmo método (Projetão) e suas fases de projeto.

Em desenvolvimento


Design de serviços
Disciplina de nível intermediário | graduação em design da universidade federal de Pernambuco

A proposta deste componente curricular é preparar o aluno para propor, esboçar, questionar, projetar, representar, planejar, avaliar e documentar a forma como um serviço é elaborado, e provavelmente (mas não obrigatoriamente), seus suportes de operação através da mídia computacional. Ela enfatiza o processo de reflexão-proposição (que lhe permite criar e responder material e concretamente às necessidades e problemas presentes em um projeto), e circunscreve o problema da representação (visual, sonora, audiovisual ou multimidiática) como ferramenta de desenvolvimento de projeto para construção de um design consistente, bem resolvido, e da entrega dos valores inerentes ao serviço.

Em desenvolvimento


Editorial, HQ e artefatos narrativos digitais
DD113 - Design e estética U
Disciplina de nível avançado | graduação em design da universidade federal de Pernambuco

A proposta deste componente curricular é desenvolver o conhecimento e a prática no âmbito digital sobre os artefatos narrativos como livros, revistas, e outros formatos através dos quais histórias e acontecimentos podem ser contados, tanto no processo de tradução de um artefato físico para um artefato computacional, quanto na criação de um objeto cujo suporte e natureza sejam exclusivamente digitais.

Em desenvolvimento


HQ impresso e digital
Disciplina de nível intermediário | graduação em design da universidade federal de Pernambuco

Esta disciplina foi integrada à disciplina de Editorial, HQ e artefatos narrativos digitais, para ser oferecida em paralelo à disciplina de HQ ou artefatos narrativos ofertada pelo professor Silvio Campello. A disciplina, originalmente oferecida em colaboração com Silvio, era destinada a preparar o aluno para todo o processo de concepção (da narrativa ao estilo gráfico) e produção (da impressão à prototipação de um aplicativo) presentes em uma HQ.




Disciplinas técnicas
Disciplinas do programa graduação que aspectos mais técnicos e construtivos do design, visam capacitar os estudantes para trabalharem com instrumentos e ferramentas necessários para a prática do design a médio e longo prazo.
Pesquisa + Ensino + Extensão
Estas disciplinas são baseadas nas experimentações e atividades desenvolvidas na Garagem, laboratório do projeto futuro do design, conduzidas pelo grupo de pesquisa integrada em design e computação. As dúvidas e dificuldades encontradas em sala de aula alimentam o conteúdo da obra O tecido das tecnologias criativas, utilizada como material de referência para ensino.


Design generativo / Paramétrico
DD081 - Design e tecnologia L
Disciplina de nível básico | graduação em design da universidade federal de Pernambuco

A proposta desse componente curricular é trabalhar os princípios da programação computacional através de linguagens simples e didáticas, criadas para serem utilizadas por artistas, designers e profissionais sem formação profunda em computação, de forma que possam incorporar essa tecnologia como parte de seus próprios instrumentos, técnicas e métodos projetuais, ou que possam utilizá-la para criação de formas, objetos ou artefatos inovadores, aproveitando da própria natureza multimidiática da mídia computacional como recurso ou forma de expressão.

Em desenvolvimento




Olá, eu sou SAM, inteligência artificial assistente do prof. Guilherme Ranoya. Estou em processo de ser incorporado ao site do professor. Isso deve acontecer em breve, imagino.
Copyright © 2014, Guilherme Ranoya
 
 
 
 
 
 
   
CURSOS
DATAVIZ
WEB
DADOS
REGISTROS
CIÊNCIA
DOUX
PROJETO
PROJETÃO
INTERFACE
SERVIÇOS
ED + AND
HQ
TÉCNICAS
DGEN