Javascript é uma linguagem de programação nativa nos navegadores web. É também uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo. Ela foi criada em 1995 por Brendan Eich, um dos fundadores da Mozilla Corporation, na época, funcionário da Netscape. Ela é mantida pela ECMA (European Computer Manufactures Association), especificamente pelo grupo de trabalho ECMA-262, responsável por garantir sua consistência e padronização, uma vez que se trata de uma linguagem interpretada em diversos contextos diferentes. Ela é a base utilizada na programação em Node, que nada mais é do que Javascript executado em servidores web (programação Back-End com Javascript).
Javascript, assim como o código HTML, é parte dos blocos fundamentais do que constitui a internet como conhecemos, e dado seu crescente alcance e utilização, provavelmente se tornará uma das ferramentas mais importantes para a construção também das demais tecnologias criativas.
Este texto amplia o conteúdo do "livro" com todo o material técnico já produzido, relativo ao código Javascript. Este conteúdo está organizado de acordo com a relação de cada instrução, ou conjunto de instruções, com o código:
Em Fundamentos se encontram os princípios e elementos básicos de quase todas as linguagens de programação formal, dentro do contexto de Javascript.
Na sequência, você encontrará as demais linguagens de programação incluídas nesta obra no capítulo +Linguagens, e, finalmente, em Solicitações, os documentos através dos quais é possível solicitar que outros elementos ou procedimentos sejam incluídos futuramente neste material.
O código HTML pode ser construído e executado sem a necessidade de ferramentas específicas para seu desenvolvimento. O código em sí é um arquivo de texto puro (UTF-8) que pode ser elaborado usando um editor como o Notepad (do Windows), o Text Editor (do MacOS ou Linux), ou mesmo através de um terminal (no Linux, MacOs, Windows, MS-Dos, ou qualquer outro sistema operacional). Há, contudo, ferramentas de produtividade destinadas a agilizar/facilitar seu desenvolvimento que incluem verificação de erros no código (Linting), marcação de sintaxe (Highlight), e outros recursos bastante úteis para o programador. Aqui está uma relação das ferramentas mais populares para edição de código:
Outras opções, atualmente, são a edição do código Javascript através de ferramentas disponíveis dentro do próprio navegador. Para isto, contamos com ambientes integrados de desenvolvimento (IDEs) inteiramente online, e ferramentas de experimentação - chamadas de Live Code - que interpretam e executam o código em tempo-real, conforme ele vai sendo digitado. Oferecemos aqui, também, uma relação destas opções:
LIVECODE
IDE ONLINE
Experimentações com o código podem ser realizadas em qualquer página do material técnico desta obra, no próprio editor live code incluído, como o que se encontra logo abaixo. Nenhuma modificação feita nos documentos é permanente, e o editor está inserido nas próprias páginas do "livro" para torná-lo interativo, e permitir ao leitor que modifique e experimente com os códigos, sem a necessidade de instalar ou configurar nenhum software previamente.
O editor, infelizmente, não funciona na plataforma iOS.
document.write("Hello World!");