O código Javascript

Javascript é uma linguagem de programação nativa nos navegadores web. É também uma das linguagens de programação mais utilizadas no mundo. Ela foi criada em 1995 por Brendan Eich, um dos fundadores da Mozilla Corporation, na época, funcionário da Netscape. Ela é mantida pela ECMA (European Computer Manufactures Association), especificamente pelo grupo de trabalho ECMA-262, responsável por garantir sua consistência e padronização, uma vez que se trata de uma linguagem interpretada em diversos contextos diferentes. Ela é a base utilizada na programação em Node, que nada mais é do que Javascript executado em servidores web (programação Back-End com Javascript).

Javascript, assim como o código HTML, é parte dos blocos fundamentais do que constitui a internet como conhecemos, e dado seu crescente alcance e utilização, provavelmente se tornará uma das ferramentas mais importantes para a construção também das demais tecnologias criativas.

Organização do material técnico

Este texto amplia o conteúdo do "livro" com todo o material técnico já produzido, relativo ao código Javascript. Este conteúdo está organizado de acordo com a relação de cada instrução, ou conjunto de instruções, com o código:

Em Fundamentos se encontram os princípios e elementos básicos de quase todas as linguagens de programação formal, dentro do contexto de Javascript.

Na sequência, você encontrará as demais linguagens de programação incluídas nesta obra no capítulo +Linguagens, e, finalmente, em Solicitações, os documentos através dos quais é possível solicitar que outros elementos ou procedimentos sejam incluídos futuramente neste material.

Ferramentas necessárias

O código HTML pode ser construído e executado sem a necessidade de ferramentas específicas para seu desenvolvimento. O código em sí é um arquivo de texto puro (UTF-8) que pode ser elaborado usando um editor como o Notepad (do Windows), o Text Editor (do MacOS ou Linux), ou mesmo através de um terminal (no Linux, MacOs, Windows, MS-Dos, ou qualquer outro sistema operacional). Há, contudo, ferramentas de produtividade destinadas a agilizar/facilitar seu desenvolvimento que incluem verificação de erros no código (Linting), marcação de sintaxe (Highlight), e outros recursos bastante úteis para o programador. Aqui está uma relação das ferramentas mais populares para edição de código:

p5.js Pad - Code Art Editor for Figma
Microsoft Visual Studio Code
Sublime Text
Brackets
Atom

Outras opções, atualmente, são a edição do código Javascript através de ferramentas disponíveis dentro do próprio navegador. Para isto, contamos com ambientes integrados de desenvolvimento (IDEs) inteiramente online, e ferramentas de experimentação - chamadas de Live Code - que interpretam e executam o código em tempo-real, conforme ele vai sendo digitado. Oferecemos aqui, também, uma relação destas opções:

LIVECODE

Observable: HTML+CSS+JS Livecode
Javascript, HTML & CSS Livecode Playground

IDE ONLINE

Visual Studio Code online
Visual Studio Code online (Github)
Observable: Plataforma de Programação Literária
OpenProcessing - HTML / JS / Processing / P5.js Online IDE
CodeSandbox
CodePen

Experimentações com o código podem ser realizadas em qualquer página do material técnico desta obra, no próprio editor live code incluído, como o que se encontra logo abaixo. Nenhuma modificação feita nos documentos é permanente, e o editor está inserido nas próprias páginas do "livro" para torná-lo interativo, e permitir ao leitor que modifique e experimente com os códigos, sem a necessidade de instalar ou configurar nenhum software previamente.

O editor, infelizmente, não funciona na plataforma iOS.

  
document.write("Hello World!");

Node é uma estrutura (runtime) capaz de executar código construído com Javascript em servidores web, permitindo a utilização da linguagem para além do contexto dos navegadores web.
ECMA / European Computer Manufactures Association é a organização responsável, entre outras coisas, por manter e padronizar a linguagem Javascript.
ECMA International
O grupo de trabalho ECMA-262 é responsável direto pela manutenção da especificação da linguagem Javascript.
Standard ECMA-262
Brendan Eich
EUA, 1961
Criador da linguagem de programação Javascript na Netscape Communications Corporation, e fundador da Mozilla Foundation.
Netscape Communications Corporation (originalmente Mosaic Communications Corporation) é a empresa criadora do primeiro navegador web comercial, o Netscape Navigator.
A Mozilla Foundation é uma organização fundada após a dissolução da Netscape Communications Corporation (comprada pela AOL / America On-Line), criada para dar continuidade aos projetos desenvolvidos na Netscape.
Lauren McCarthy
EUA
Artista e professora da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), é diretora da Processing Foundation, e criadora da linguagem P5, uma modernização da linguagem Processing.
John Maeda
EUA, 1966
Foi professor no Massachussets Institute of Technology (MIT) e posteriormente presidente da Rhode Island School of Design (RISD).
Java é uma linguagem de programação inovadora, criada pela Sun Microsystems na década de 1990, que permitia a execução de um mesmo código para qualquer tipo de computador e/ou sistema operacional através de uma máquina virtual instalada nos computadores. É também uma linguagem orientada à objetos de uso geral, considerada mais simples que o C++.
Interaction Design Institute Ivrea (IDII)
Programa de pós-graduação estabelecido entre 2001 e 2006 nos antigos escritórios de pesquisa e desenvolvimento da Olivetti, na cidade de Ivrea na Itália, foi um dos centros mais importantes para o desenvolvimento recente do design computacional.
Um arquivo não oficial é mantido como memória do programa, terminado por corte de verbas.
MIT Media Lab, 1985
Laboratório de pesquisa do Massachussets Institute of Technology (MIT), abriga inúmeros grupos de pesquisa no campo de design, artes, arquitetura e tecnologia.
Website, Grupos de pesquisa