A função mousePressed() é uma função invocada pelo contexto do Processing quando um evento específico ocorre: o botão esquerdo do mouse é clicado. Os procedimentos que estiverem estabelecidos dentro desta função serão executados assim que o evento for detectado.
O click do mouse é dividido em 2 partes: um primeiro momento onde o botão é pressionado, cujos procedimentos são definidos em mousePressed(), um segundo momento onde o botão é liberado após o click. Se o tempo entre o pressionar e o liberar for muito rápido e a posição do mouse não se alterar, é invocada a função mouseClicked(); se o tempo entre o pressionar e o liberar for mais longo, ou houver uma mudança de posição, a função mouseDragged() é invocada, e posteriormente a função mouseReleased() quando o botão do mouse for liberado.
Na ausência de mouseReleased(), a função mouseClicked() será chamada, caso não haja alteração na posição do mouse.
Usovoid draw() { } void mousePressed() { background(#d000f2); // roxo } void mouseClicked() { background(#FFFFFF); // cinza } void mouseReleased() { background(#469CA2); // ciano } void mouseDragged() { background(#F49A49); // amarelo }
mousePressed() não recebe nenhuma variável ou valor de entrada.
RetornomousePressed() é uma função do tipo void, e portanto não retorna nenhum valor.
Variáveis relacionadasvariável | tipo | descrição |
---|---|---|
mouseX | int | Valor atual da coordenada horizontal do mouse |
mouseY | int | Valor atual da coordenada vertical do mouse |
pmouseX | int | Valor anterior da coordenada horizontal do mouse |
mouseX | int | Valor anterior da coordenada vertical do mouse |