Comportamentais

ART/ANC/ODE


Séries



Comportamentais
Autômatos
Performáticos
GUILHERME RANOYA



Aviso
O conteúdo deste documento pode ser muito pesado para um dispositivo mobile

Série
Comportamentais

ART/ANC/ODE

A série Comportamentais é um conjunto de composições de arte generativa exclusivamente visuais, criadas para dar vida à materiais multimidiáticos. Estas peças, em sua grande maioria, foram utilizadas em contextos e formatos muito diferentes uns dos outros, com identidades e características gráficas muito variadas, e desta maneira, precisariam ser muito flexíveis para se encaixarem adequadamente ao contexto.

Esta série tem como característica comum se tratarem de artefatos graficamente resposivos ao movimento e/ou ação do mouse. Optou-se, como nas demais séries, o uso do alto contraste (preto e branco) para que pudessem ser aplicadas sobre a matiz própria do material em que seriam inseridas, independente de quais fossem as combinações cromáticas utilizadas nele.

Concentricon

Concentricon
2019

Peça criada originalmente para ilustrar a capa de um livro digital sobre design de interfaces. Ela explora o efeito moiré sobre movimentos circulares concêntricos de blocos sobrepostos. As diferentes proporções de movimento em cada superfície a tornam altamente dinâmica, e as formas concêntricas criam uma sensação de encaixe que provoca um prazer comportamental.

Orbitalis

Orbitalis
2018

Peça criada para ilustrar a capa do material didático da disciplina de Design Generativo na Universidade Federal de Pernambuco. Utiliza de movimentos inerciais orbitais como trajetória para centenas de objetos, criados aleatoriamente, com suas respectivas velocidades e angulações moduladas pelo mouse.

Quadratura

Quadratura
2019

Matrial utilizado para ilustrar um artigo científico publicado online. Trata-se de uma padronagem composta por quadrados que se torcem em proporções diferentes conforme o movimento do mouse. A peça foi originalmente aplicada com um contraste muito pequeno para não chamar atenção do observador, produzindo um efeito surpresa sobre a mídia, uma vez que o objeto parecia ser apenas uma decoração de fundo; uma padronagem estática repetida ao longo do título do documento.

Blob

Blob
2019

Peça criada para ilustrar o material didático da disciplina de Design Generativo na Universidade Federal de Pernambuco. Blob explora a construção de uma forma que responda organicamente, como um fluído, à interação com o mouse, tanto internamente quanto externamente.

Nervos

Nervos
2018

Nervos foi criada para estampar a página inicial do website do autor. É uma peça tensa, construída explorando a elasticidade das linhas junto com uma dificuldade de se manterem imóveis e estáveis. Mesmo com um pulso de respiração que lhe dá certa organicidade, ela não produz qualquer sensação de relaxamento.

COPYRIGHT © 2020, GUILHERME RANOYA