Projeto de Pesquisa: Estética da Interação


O projeto de pesquisa sobre Estética da Interação, desenvolvido no departamento de design da Universidade Federal de Pernambuco, se destina a compreender e explorar formas, formatos e expressões da mídia computacional que sejam produtos autênticos deste meio e operem através de seus recursos singulares, em um deslocamento das expressões e linguagens mimetizadas ou tomadas de empréstimo de outros meios que lhe foram predecessores. Esta pesquisa busca compreender os princípios estéticos (valores, sentidos e expressões) que regem as produções interativas na mídia computacional. A compreensão destes valores constitui-se fundamental para que a própria prática produza interações consideradas belas, desejáveis e valiosas.
 
Este projeto teve início com as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos (LPAI) do Centro Universitário Senac São Paulo, como parte das atividades do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Aplicadas, liderado na época pelo Prof. Dr. Romero Tori. No biênio 2013-2015 o trabalho concentrou-se sobre as questões de Wearable Computing (Computação Vestível) e progressivamente incorporou a Computação Física em conjunto com novas formas materiais da mídia computacional. No período 2015-2017, em um trabalho de colaboração com outras pesquisas sendo também desenvolvidas no laboratório, a investigação migrou para as tecnologias criativas e para a arte generativa, por expressarem bem a singularidade das mídias computacionais e o deslocamento operado sobre expressões e linguagens próprias dos meios tradicionais.

 

 

Bolsistas de iniciação científica:
Felipe Moura (UFPE)
Murilo Gasparetto (SENAC-SP)
Bruna Bischoff (SENAC-SP)
Felipe Bevevino Greco (SENAC-SP)
Paula Fernanda Pereira (SENAC-SP)
Paulo Vinícius Queiroz da Costa Leite (SENAC-SP)

 
Prêmios
Em 2016, o trabalho de pesquisa “Bateria vestível para a recarga de eletrônicos” do aluno Felipe Bevevino Greco foi premiado com menção honrosa no 11º CICTA – Congresso de Iniciação Científica Tecnológica e Artística.
Ao Prof. Dr. Guilherme Ranoya foi concedido o Mérito Acadêmico por notável desempenho na orientação do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

 
Anotações e produção do grupo de pesquisa
Moleskine: Paradigmas das mídias computacionais
Moleskine: Série Ética-Estética
Moleskine: Wearable Computing
Links: Referências selecionadas sobre Interação
Links: Referências selecionadas sobre Arte Generativa
Links: Referências selecionadas sobre Wearable Computing
Interaction Variations (projetos e experimentos sobre interação)

Bibliografia:

 

Copyright ©2014, Guilherme Ranoya