Estética da interação

A pesquisa em estética da interação, realizada do departamento de design (dDesign) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) investiga a relação simbólica-afetiva entre as pessoas e os artefatos computacionais, mapeando de que forma esses artefatos são capazes de exercer um efeito de fascínio sobre elas, enquanto busca compreender os valores estéticos que regem as mídias computacionais. O objetivo da pesquisa é prover subsídios conceituais, modelos mentais, e um painel de referências estruturado que possa auxiliar o trabalho criativo no projeto de design deste tipo de artefato.
Este projeto teve início com as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa em Ambientes Interativos (LPAI) do Centro Universitário Senac São Paulo, como parte das atividades do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Aplicadas, liderado na época pelo Prof. Dr. Romero Tori. No biênio 2013-2015 o trabalho concentrou-se sobre as questões de Wearable Computing (Computação Vestível) e progressivamente incorporou a Computação Física em conjunto com novas formas materiais da mídia computacional. No período 2015-2017, em um trabalho de colaboração com outras pesquisas sendo também desenvolvidas no laboratório, a investigação migrou para computação criativa, saindo de um mapeamento de aspectos formais destas experiências para questionamentos cerca dos laços simbólicos e afetivos que estabelecemos com elas.
Ver projeto de pesquisa completo
Download do projeto de iniciação científica
 

Bolsistas de iniciação científica
Murilo Gasparetto (SENAC-SP)
Bruna Bischoff (SENAC-SP)
Felipe Bevevino Greco (SENAC-SP)
Paula Fernanda Pereira (SENAC-SP)
Paulo Vinícius Queiroz da Costa Leite (SENAC-SP)

Prêmios
Em 2016, o trabalho de pesquisa “Bateria vestível para a recarga de eletrônicos” do aluno Felipe Bevevino Greco foi premiado com menção honrosa no 11º CICTA – Congresso de Iniciação Científica Tecnológica e Artística.
Ao Prof. Dr. Guilherme Ranoya foi concedido o Mérito Acadêmico por notável desempenho na orientação do projeto de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Produtos da pesquisa
 


Artigos publicados
 


Bibliografia extendida de pesquisa
 


Copyright © 2014, Guilherme Ranoya
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PESQUISA
BOLSISTAS
PRÊMIOS
PRODUTOS
ARTIGOS
BIBLIOGRAFIA